ESTUDOS BIBLICOS

ESTUDOS PARA SUA EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL:

ESTUDOS ELABORADOS PELO PASTOR SEBASTIÃO ALBINO GONÇALVES:

ABNEGARSE PARA SERVIR A DEUS


Abnegação = desprendimento do interesse próprio; renuncia.

Rm 1. 2 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Para oferecer a Deus um culto racional, e necessário abnegar-se, do contrario não é culto racional; vamos aprender alguns pontos sobre a abnegação.

1º. Sem abnegação na há como servir a Jesus.

É um dever do cristão ser abnegado.

a) – Negar a sim mesmo. Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Mt 16.24,25.

b) – Aborrecer os familiares. Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 26.

c) – Tomar a cruz e ir após Jesus. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. Lc 14.27.

d) – Não viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Rm 8.13.

e) – Não agradar a nós mesmos. Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Rm 15.1.

f) – Crucificar as paixões de nossa carne. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Gl 5.24.

2º. Deixar todas as coisas por Cristo.

a) – Deixar lar e amigos. Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Mc 10.28. E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram. Lc 5.11

b) – Deixar os negócios. Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me!  Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu. Lc 5.27,28.

c) – Uma condição do discipulado. Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. Lc 14.33.

d) – Recompensa prometida aos que assim fizer. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus,

que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna. Lc 18.29,30.

e) – Paulo nos deu exemplo disso. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo. Fp 3.8.

3º. Abnegar-se é auto se sacrificar para Deus.

a) – É está disposto a perder está vida. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Mt 16.25.

b) – Não se prender a nada nesta terra. Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades. Mt 19.21,22.

c) – É procurar não causar escândalos. É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer. Rm 14.21.

d) – É não procurar próprio proveito. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem. 1ª Co 10.24.

Não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 1ª Co 13.5.

4º. Para oferecer o culto racional devemos observar o seguinte:

a) – Devemos observar que, quem nos chamou é Santo. Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel. Ex 19.6.

b) – Deus nos tirou do mundo para sermos santos. Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo. Lv 11.45.

c) Devemos estar em santidade todos os dias. Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo. Lv 19.2. Em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias. Lc 1.75

d) – Devemos lembrar que somos livres para servir ao Senhor. De conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor. Lc 1.74.

e) – Devemos purificar corpo e espírito. Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemos-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. 2ª Co 7.1.

f) – Revestir do novo homem e deixar a mentira. E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Por isso, deixando a mentira, fale cada um à verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Ef 4.24,25.

g) – Paz e santificação é o cartão para ver Deus. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hb 12.14.

Chegamos ao fim deste estudo e que Deus em cristo Jesus nos ajude a sermos fieis em tudo.

_________________________________________________________________________

RASÕES PARA ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS.

1ª. Devemos estudar a Bíblia para sermos sábios.

Dá instrução ao sábio e ele se fará mais sábio, ensina o justo e ele crescerá em entendimento. Pv 9:9

2ª. Devemos crer na Bíblia para sermos salvos.

Examinais as Escrituras, porque vos cuidais Ter nela a vida eterna, e são elas de mim testificam. E não quereis vir a mim para teres vida. Jo 5:39,40.

3ª. Devemos obedecer a Bíblia para sermos santos.

Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade Jo 17:17.

Em posse desta benção devemos fazer a quarta coisa que é cumprir um das ordenança de Cristo.

4ª. Ir e produzir frutos para Cristo.

Portanto ide, ensinais ensinais todas as nações, -as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Mt 28:19. Observemos três determinações de Cristo neste versiculo, e em seguido no verso 20 temos uma promessa unagualavél. Eis que estou convosco todos os dia até a consumação dos séculos.

a) Ide

b) Ensinar todas as nações

c) Batizar, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Em João 15:16 Jesus disse: Não me escolhestes vos a mim, mas Eu vos escolhi a vos, e vos  nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto, permanessam; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda. Obesrevemos neste versículo qutro coisas muito importante as quais são:

a)       – Somos escolhidos por Deus. Eu vos escolhi a vos.

b)       - Somos nomeados por Deus.  E vos  nomeei

c)       - Devemos produzir frutos para Deus. Para que vades e deis fruto

d)       - Uma promessa gloriosa. a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda

se quiseres  fazer parte  deste exército de Deus a oportunidade é está, aceite a Cristo hoje e serás salvo.

_________________________________________________________________________

A ORÇÃO É CHAVE PRA O SUCESSO

22 Pôs-se Salomão diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as mãos para os céus

23 e disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem embaixo na terra, como tu que guardas a aliança e a misericórdia a teus servos que de todo o coração andam diante de ti;

24 que cumpriste para com teu servo Davi, meu pai, o que lhe prometeste; pessoalmente o disseste e pelo teu poder o cumpriste, como hoje se vê.

25 Agora, pois, ó SENHOR, Deus de Israel, faze a teu servo Davi, meu pai, o que lhe declaraste, dizendo: Não te faltará sucessor diante de mim, que se assente no trono de Israel, contanto que teus filhos guardem o seu caminho, para andarem diante de mim como tu andaste.

26 Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo Davi, meu pai.

27 Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.

28 Atenta, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó SENHOR, meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que faz, hoje, o teu servo diante de ti.

29 Para que os teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.

30 Ouve, pois, a súplica do teu servo e do teu povo de Israel, quando orarem neste lugar; ouve no céu, lugar da tua habitação; ouve e perdoa.

ORAÇÃO

Uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou do pensamento, em particular ou em público. Inclui:

1-     Confissão (Sl 51)

2-     Adoração (Sl 95.6-9; Ap 11.17)

3-     Comunhão (Sl 103.1-8).

4-     Gratidão (1Tm 2.1)

5-     Petição pessoal (2Co 12.8)

Intercessão pelos outros (Rm 10.1).

Para ser atendida é preciso:

1-     Purificação (Sl 66.18). 1) VAIDADE = Desejo exagerado de atrair a atenção.

2-     Fé (Hb 11.6).

3-     Vida em união com Cristo (Jo 15.7).

4-     Submissão à vontade de Deus (1Jo 5.14-15; Mc 14.32-36).

5-     Direção do Espírito Santo (Jd 20),

6-     Espírito de perdão (Mt 6.12)

Relacionamento correto com as pessoas (1Pe 3.7).

_____________________________________________________________________

QUAL A PARTE DO CORPO QUE VOCÊ É, E

QUAL É A SUA UTILIDADE?

Em 1ª Co 12:27 lemos: Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.

Qual é a lição que podemos tirar para nossa vida sobre este assunto?

Nós somos o corpo de Cristo aqui na terra, corpo este representado pela Igreja do Senhor Deus.  Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus Cl 1:24,25, nós fomos formados como o corpo de Cristo para exercermos algumas funções aqui na terra, e como tal devemos observar o seguinte.

I- COMO CORPO DE CRISTO DEVEMOS PRATICAR  O MINISTERIO CRISTÃO. Rm 12;1-8.

Para um corpo funcionar bem e, segundo o que lemos no texto acima é preciso observar o seguinte:

a)- Apresentar o corpo como sacrifico vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. v 1.

b)- Não conformar com este mundo. v 2

c)- Transformar pela renovação do entendimento.  v 2

d)- Para experimentar qual seja: a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. v 2

e)- Que apesar de sermos membros do corpo, nem todos temos as mesmas funções. v 4.

f)- Por sermos muito somos membro do Corpo de Cristo. v 5.

g)- Mas, individualmente, somos membros uns dos outros. v 5

h)- Temos diferentes dons, sungo a graça (favor imerecido) que nos é dada, segundo a medida nossa fé. v 6.

Um ministrar. Colher o maná, ler a Palavra, cumprir os votos, orar, vigiar, levar a cruz, exortar. Hb 3:13.

Outro ensina.

Exortar.

Repartir.

Presidir.

Misericórdia.

II- O CORPO HUMANO SE DIVIDE EM TRES PARTES A SABER:

1º – Cabeça.

É  a que controla o corpo inteiro, neste caso a vera Igreja jamais errará o caminho para o céu, pois, o cabeça dela é CRISTO.

Na cabeça temos:

a)- O cérebro. Onde são armazenados todos os acontecimentos, e fatos ocorridos em nossas vidas, o Apostolo Paulo diz: Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; Cl 3:2

b)- Os olhos. Os nossos olhos não podem ser mal, se isso acontecer, todo o nosso corpo será mal. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!  Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mt 6: 23,24

c)- Os ouvidos. Devemos estar atentos a voz do Espírito Santo; Deus disse: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Ap 3:20

d)- A boca. A boca é um manancial de benção mas, também pode ser uma desgraça, com ela podemos glorificar a Deus e maldizer o homem que é a imagem de Deus, de uma boca não pode sair benção e maldição ao, mesmo tempo. O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lc 6:45

2º Tronco. No tronco temos algumas partes vitais de nosso corpo as quais se forem atingidas poderão nos levar a morte, vejamos:

a)- O coração. É o órgão que trás uma grande preocupação, pois, dele procede as saídas da vida; somos aconselhados a guarda-lo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Pv 4:23.

b)- Os pulmões. Estes órgãos são de tal importância que sem eles também não há vida. Eles têm a função de filtrar o oxigênio para que ele possa entrar puro em nosso corpo; será que você tem agido como pulmão na casa de Deus? Podemos chamá-los de purificadores de ar

c)- Os rins. Estes dois órgãos também exercem uma função magnífica em nosso corpo, filtrando sangue para que o nosso corpo possa funcionar adequadamente. Sem eles estaremos desabilitados para vida.

d)- Fígado. Este é outro órgão que se não funcionar bem trás um grande prejuízo para o nosso corpo; você já observou quando come um alimento que não te faz bem, o que acontece?

3º Membros. Os membros são de suma importância, sem eles estaremos incompletos.

a)- Os braços. Neles nós temos as mãos, e com elas podemos realizar grandes obras para Senhor mas, com elas podemos danificar muitas vidas, Salomão escreveu:

Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe. Pv 6:16-20, observe neste texto as coisas que aborrecem ao Senhor.

1- Olhos altivos.

2- Língua mentirosa.

3- Mãos que derramam sangue inocente.

4- Coração que maquina pensamentos viciosos.

5- Pés que se apressam a correr para o mal.

6- Testemunha falsa que profere mentiras.

7- E o que semeia contendas entre irmãos.

b)- Pernas. Nelas nós temos os pé, e com ele podemos entrar na Cidade que Jesus foi preparar, e com eles podemos entrar no inferno que está preparado para o diabo e seus anjos, tudo depende de como os usamos. Sabemos que é os pés que sustenta o nosso corpo, é através deles que somos impedidos de cairmos constantemente, obedecendo ordem do cérebro, nos livra de sucessivas quedas. Vejamos o que a Santa Bíblia fala sobre os nossos pés:

1º O Salmista diz: Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.  Sl 17:5

2º Salomão avisou. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. Pv 4:27.

3º Outra vez Salomão avisa. O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca. Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos. Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura. Pv 6.12-15.

4º O terceiro aviso de Salomão.Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras.Ec 5.1,2.

5º Olha os tipos de pés que Deus gosta. Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! Is 52.7.

Finalizando este estudo podemos pedir a Deus para que possamos usar o santuário do Espírito Santo com muito cuidado para não contamina-lo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: